terça-feira, 29 de novembro de 2011

Construção de flauta - parte 1

Antes de começar a falar sobre construção de flautas, gostaria de mencionar um livro que foi e continua sendo muito útil para mim. Recomendo este livro para quem se interessa pelo assunto. Sempre que necessário iremos citá-lo.

 
Princípios da flauta
 
 
A flauta é um instrumento que está no grupo dos aerofones, ou seja, instrumentos musicais em que a vibração inicial não está localizada em nenhum material sólido, mas sim no próprio ar. Normalmente estes tipos de instrumentos possuem tubos para aprisionar o ar e criar de alguma forma variação de pressão.

Temos 3 princípios básicos no funcionamento da flauta:
  • algo para excitar o ar: embocadura
  • algo para aprisionar o ar e criar diferença de pressão: tubo
  • algo que permita variar as frequências (notas): furos da digitação
 
 
Embocaduras


Falaremos sobre dois tipos de embocadura: embocadura da flauta reta (típica das Quenas) e embocadura transversal, como o próprio nome diz, típica das flautas transversais.

Embocadura das quenas

É a embocadura mais fácil de se fazer em uma flauta, porém, é a mais difícil de se aprender a tocar. Para fazer uma será necessário saber tocar para que você encontre uma embocadura que te agrade. Se você ainda não sabe, arrume uma flauta desse tipo, aprenda a tocar e depois mão na massa.







Peguei estas fotos na internet somente para ilustrar o quanto é variado os tipos de embocadura desse modelo. Não há uma regra para fazer este tipo de embocadura, mas embora seja uma das maneiras mais simples de se obter som em uma flauta, alguns erros podem comprometer o som de sua flauta ou até mesmo dificultar a produção de som.

Recomendo que você comece a fazer este tipo de embocadura com uma lima redonda de uns 8 a 10mm de diâmetro em alguns tubos de PVC de 3/4".

Tente não fazer rasgos muito profundos. O jato de ar terá que percorrer um longo trajeto de seu lábio até o ponto certo do corte.

Num tubo de 3/4", uma profundidade de rasgo de mais de 10mm já começa a dificultar a produção de som.

Sobre o ângulo correto para abrir o rasgo, tente algo por volta de 30 graus. Esta inclinação pode ser feita tanto pela parte de dentro do tubo como por fora.

Uma das coisas mais interessantes deste tipo de flauta, é que dependendo do formato do rasgo você obtem um timbre diferente.

Existe um site muito bom sobre quenas. Na verdade é um site sobre instrumentos feitos de bambu. Vale a pena conferir:

 
Na próxima semana traremos mais informações para construção de flautas. Até...

Nenhum comentário:

Postar um comentário